segunda-feira, julho 23, 2007

Concurso: Efetividade no Scrap!!


Ai gente que difícil!!

Bom, chegando de viagem ontem, meu irmão me liga, todo contente, pois ganhou um concurso de melhor artigo, num blog: http://www.efetividade.net/
Traduzindo: Blog sobre produtividade pessoal, efetividade e truques espertos para o seu dia-a-dia. Os leitores do Efetividade.net estão sempre atualizados sobre produtos, serviços e técnicas que fazem sua vida mais produtiva, efetiva e... agradável. Mantido por Augusto Campos.
Daí fui dar uma fuçada, e adorei!! São diversos artigos sobre como tornar as coisas mais rápidas e eficientes.

Agora, tô aqui pensando, por que não aplicar ao scrap?
Eu por exemplo, faço scrap na mesa da sala, tenho material no meu guarda roupa, no guarda roupa do escritorio, na area de serviço...ou seja , tudo errado, e conspirando pra um trabalho stressante e cansativo.
Pensando nisso resolvi pensar num concurso nos mesmos moldes do blog da efetividade. Vocês irão escrever um artigo com dicas para melhorar a sua produção scrappiana. Pode ser uma forma de ajeitar o material, a disposição de material na mesa. Mas não é uma dica pequena não, e sim um artigo legal de no mínimo 15 linhas!
O prêmio! Gente, tô pensando ainda, mas não vai ter miséria não, vai ser algo show!!! Vou premiar os 3 primeiros lugares e ainda sortear dois brindes entre os participantes.
O prazo: 10 de setembro, olha só quanto tempo!
Os artigos podem ter fotos, e deverão ser enviados pro meu email: thatianap@uol.com.br
Ah, outra coisa, não adianta acharem que por ser bagunceira, não pode participar...sabe aquela história de em casa de ferreiro o espeto é de pau? faça o que eu digo e não faça o que eu faço? É por ai...
Aqui, um exemplo bem legal de planejamento e organização da Mari Perri (fofa, vê se participa do concurso hein?)

Pra vocês terem uma idéia do tipo de artigo, é só irem no blog http://www.efetividade.net/ e dar uma lida nos artigos, são ótimos.
Veja esse que ficou em segundo lugar:
Você sabe o que é lifehacking? Segundo a wikipedia, lifehack são aqueles “truques” ou estratégias que a gente cria para solucionar problemas ou otimizar a vida diária. É uma coisa geek, que funciona bastante. Life hackers geralmente são adeptos de GTD, o que traz uma certa “adesão religiosa” ao esquema todo.
Um dos melhores blogs brasileiros de GTD/Lifehacking é o Efetividade.net. Escrito pelo Augusto Campos, o Efetividade.net ajuda bastante quem quer implantar um sistema de produtividade pessoal decente na sua vida. Pois bem, para comemorar o primeiro ano de Efetividade.net, o Augusto lançou uma promoção muito bacaninha e eu não poderia deixar de participar. Para isso, resolvi dar cinco dicas de produtividade pessoal NA COZINHA. Porque, por mais que eu goste de cozinhar, Deusa Doméstica nenhuma quer perder tempo fazendo coisas inúteis enquanto poderia fazer delícias.
Enquanto você não lava a louça, organize-a para ficar mais fácil! Louças engorduradas dentro da pia, louças sem gordura fora da pia. E utensílios lavados na hora que são usados (a não ser que você tenha cinco colheres de mexer nas panelas, o que não é meu caso.)
Prepare a louça para lavar: Para facilitar sua vida, todas as vezes que você utilizar um prato ou um copo coloque um tiquinho de nada de água com detergente no fundo (assim o resíduo de alimento não seca e fica BEM mais fácil de tirar com a esponjinha). Os talheres você coloca no copo de água com detergente, no mesmo esquema. Ah, não deixe acumular louça: quanto maior a pilha, maior a preguiça!
Coloque vários saquinhos de lixo no cestinho: Não, eu não sou uma louca compulsiva por sacos de lixo. Mas sempre coloco uns cinco saquinhos no meu cestinho, um dentro do outro. Quando o saquinho enche, eu tiro o de dentro, dou um nozinho e levo para o lugar de recolher lixo. E não preciso pegar outro saquinho para colocar no lixeiro! (Isso poupa um tempo danado, que você só vai perceber quando o telefone tocar na hora em que você estiver no meio do processo.)
Molho de tomate, extrato de tomate, pedaços de manga e de morango para suco, couve batida com água para suco, caldos de carne e de galinha: tudo pode ser congelado. Se você mora só ou em poucas pessoas, dificilmente vai gastar uma latinha de molho (ou de extrato) de tomate inteira de uma só vez. Se você deixar a embalagem na geladeira, a chance de embolorar e você perder o seu extrato/molho é grande. Para evitar isso, você pode congelar o molho e o extrato em forminhas de gelo (eu tenho uma específica para isso) e descongelar conforme vai utilizando. Super prático, super saudável, super econômico. A mesma coisa com caldo de galinha (eu faço em casa, não compro os tabletes). Os pedaços de manga e morango (nunca tentei com outras frutas) dão sucos bem gostosos - e gelados - quando batidos no liquidificador com água em temperatura ambiente. A mesma coisa com a couve batida no liquidificador e congelada em forminhas de gelo. (Receita para um ótimo café da manhã: um cubinho de couve congelada, um pedaço de manga congelada, água e uma colher de aveia.)
Congele o feijão cozido e os bifes separados com papel manteiga. Assim fica fácil e rápido fazer o seu almoço: em vinte minutos o arroz está pronto, o feijão temperado e o bife fritinho. Quando for congelar o feijão, use somente água para cozer (deixe para temperar quando descongelar que fica bem mais gostoso). Os bifes, você pode decongelar na geladeira (é só tirar na noite anterior). O arroz você faz rapidinho e a saladinha é só lavar (tem a opção de comprar lavada no mercado). Quer comidinha mais saudável? E para quem trabalha em casa, poupa um tempão!

11 comentários:

mperri disse...

afffff... eu usada como exemplo de organização??? Minha mãe TEM que ver isso!hahahaha
DÔREI!!!!
Beijo grande e eu CERTAMENTE vou participar desse concurso!rs
Beijos mis!

Carol Mello disse...

Ai Thati!!! Vc tá impossível como blogueira agora... tô adorando!!! Vou tentar me organizar, pq sou a zona em pessoa, pra participar do concurso tá?
Bjos

Simone Beniste disse...

com certeza irei participar...
adorei o concurso!!!!
bjsssssssssss

Tati Capelli disse...

Muito legal isso, Thati! Adorei a dica do site de efetividade! Agora CORRE no meu blog que eu descobri que o seu Blog está sendo procurado vivo ou morto! Corre lá!

Angela disse...

adorei esse concurso hein.....várias dicas dessas do artigo sobre coisas da cozinha eu faço, e ensinadas pela minha mãe, q como sempre trabalhou fora, não tinha tempo prá nada, vivia correndo, então me deu dicas preciosas!vou fuçar nesse blog aí né, q viciada em blogs q sou, não resisto a colocar mais um na minha lista quilométrica!
bj

Marta disse...

Thati muito legal esse artigo que vc citou , realmente precisamos de organização pra que a coisa funcione!!!Vou ler mais...quem sabe até participar do seu concurso!!!Amei seu blog!

Nana disse...

hahahahahaha... ai amore só vc mesmo!! Adorei ver seu blog mega-master-super atualizado...enquanto isso o meu continua oficialmente abandonado... hahahahahahahah!!!
Saudade docê!!!!

Beijocas

Kátia Heringer disse...

Você é chique!!! Tem blog bombando e ainda tem concurso...

Kelzinha disse...

Ai, amei a idéia... até o fim do prazo eu vou ter bastante experiência em arrumar bagunça, rsrsrs
Bjs querilda!

***TATTY* disse...

Ai...amei...usei meu tempo de viagem (de Ribeirão Preto até SP, hj) Pra pensar no seu artigo e fui escrevendo no celular...kkkkk....
Precisa de Fotinhos????

Isabella Da Cás disse...

Hei Thati,
Te conhecço só " de vista" de sites e blogs e hoje entrei de curiosidade aqui e amei esse seu post sobre efetividade e sua idéia do artigo! Com certeza vai ajudar muito gente...tenho muita dificuldade de otimizar meu tempo pra fazer Scrap!!!! Adorei sua iniciativa e seu blog vou passar aqui sempre... e já linkei lá no meu tá?! Vc mora aqui no Rio ? quem sabe sabe um dia a gente não se conhece !!!!
Beijos
Bella